"Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança."
Salmos 62:5
"A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. "
Salmos 62:1
"Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. "
Lamentações 3:26
Já falei por aqui que minha filha é uma escola, um instrumento precioso que Deus usa dia após dia para me ensinar a viver nos caminhos Dele. Mas algumas vezes esse aprendizado ocorre de maneiras um tanto inusitadas, nas coisas mais simples, onde menos se espera, pequenos momentos de onde podemos extrair coisas boas. Há alguns dias atrás, eu estava em casa com Eduarda, em um dos raros dias em que ela acordou um pouco mais tarde que de costume, me deixando dormir um pouquinho mais. Havíamos acabado de tomar nosso café da manhã e achei melhor adiantar logo o almoço já que nesse dia meu estoque de congelados estava em baixa, e cozinhar com ela por perto é uma luta. Ela estava brincando estranhamente quieta enquanto eu cortava os legumes, até que viu em minha mão um pedaço de chuchu.
Para minha surpresa, ela apontou e me pediu. Eu expliquei que a mamãe ainda estava fazendo a comida, que ainda não estava pronto, e foi aí que tudo começou! Ela chorou, chorou, chorou! Um choro sentido de dar dó! Dei o pedaço na mão dela, mostrei que ainda estava cru (ela já diferencia quando alguns alimentos estão cozidos, e normalmente não gosta da textura dos legumes crus em suas mãos) e quanto mais eu explicava, quanto mais eu tentava acalmar, mais ela chorava! Perguntei se queria comer outra coisa(mas ela havia acabado de tomar café e comeu muito bem) ofereci frutas, pão, água, perguntei se queria mamar, se estava sentindo dor, e nada! Ela queria chuchu! E queria cozido! Mas não entendia que precisava esperar cozinhar. Com muito custo consegui acalmá-la, coloquei o chuchu pra cozinhar sozinho, enquanto ia novamente explicando tudo a ela, que foi se acalmando, até que finalmente ficou pronto e ela comeu. Comeu bem pouco afinal, a barriguinha ainda estava cheia, mas matou a vontade. Um simples pedaço de chuchu! Quase virou a terceira guerra mundial!
Ela voltou a brincar como se nada tivesse acontecido, eu me sentei exausta pra tentar recompor as energias e foi então; que uma palavra me veio ao coração: Quantas vezes você age igual a ela? Comecei a refletir sobre isso. Queremos tudo na hora, da nossa forma, do nosso jeito. Tentamos controlar o mundo, temos agendas, horários, compromissos, tecnologia, mas tudo tem que ser imediato. Não sabemos, e não queremos aprender a esperar! É por não saber esperar que as pessoas fazem coisas absurdas e as tratam com normalidade. Bombardeiam seus corpos com o que faz mal (desde junk food até anabolizantes), marcam dia e hora para os seus filhos nascerem, artificializam a vida, entram em ciladas, tomam caminhos errados, decisões que levarão a fins dolorosos, sem perceber que para toda espera existe um motivo. Sim um motivo! Bebês precisam de um tempo no ventre para sua completa formação, mães precisam desse mesmo tempo para sua transição em deixar o papel de filha e assumir o papel de mãe. Há um tempo para a natureza, entre o plantar e o desabrochar. Há um tempo para a colheita, há um tempo, há um tempo! E as melhores coisas da vida não acontecem no nosso tempo!
Desejamos o que é passageiro, desejamos o que ainda não está pronto, o que ainda está "cru". Desejamos muitas vezes o que não estamos preparados para receber, e que se chega a nossas mãos perdemos por ainda não possuir a sabedoria necessária para apreciar. E fazendo tudo isso esquecemos o mais importante: Deus tem planos melhores para nós! Deus tem planos perfeitos para nós! Ele contempla os desejos do nosso coração e pode fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos! Mas para isso, precisamos aprender a confiar Nele, a entregar em suas mãos nossos desejos, sonhos, e projetos. Algumas vezes precisamos nos dispor a renunciar aquilo que aos nossos olhos parece bom, crendo que coisas melhores Ele tem reservado para nós. Precisamos fazer da espera um tempo de aprendizado e preparação para que no momento certo possamos desfrutar das bençãos que recebemos. Precisamos entender que o tempo da espera também é tempo de crescer!
Espera em Deus, Ele não falha!
Vou encerrar com uma música que Eduarda ama, e que ironicamente fala sobre aprender a esperar! Rsrsrs
Que a Graça de Jesus te alcance nesse momento!
"E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa."
Hebreus 6:15
Nenhum comentário:
Postar um comentário