sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Nunca me disseram que eu dou conta do recado!

 
*Imagem extraída do Google

   Um dos primeiros sentimentos que permeia a maternidade é o medo. Medo de perder o bebê, medo do parto, de não conseguir amamentar, do bebê nascer com algum problema de saúde, medo de não saber cuidar direito do bebê, medo, medo, medo... Mas todos esses medos se resumem em um só: o tal "medo de não dar conta!" Foi esse o meu primeiro pensamento quando descobri a gravidez: "Será que dou conta?"(já devo ter falado sobre isso aqui). Mas considero esse um temor bastante justo, principalmente se pensarmos na responsabilidade que se tem com outra vida totalmente dependente, e vulnerável. Além disso, ouvimos a vida inteira, seja através de veículos de comunicação, ou até mesmo por familiares o quanto ser mãe não é uma tarefa fácil. Quem nunca ouviu a celebre frase: "Quando você tiver filhos vai entender." Ou outras desse tipo, que constantemente nos alertam que quando o assunto é maternidade a coisa é mais difícil do que pensamos?!
  Nesse meu pouco tempo como mãe, me surpreendi em perceber que esse medo não era só meu. Em apenas dois anos, é impressionante o número de vezes em que ouvi de outras gestantes o tal "Será que dou conta?" Cada pessoa lida com o medo a sua maneira, a minha é informação. Acredito que o medo surge do novo, daquilo que não conhecemos, e portanto não existe melhor maneira de lidar com ele do que desmistificando nosso objeto de temor. Então busquei me informar como pude no que diz respeito a minha filha, desde alimentação, até desenvolvimento, educação e por aí vai, isso me ajudou e me ajuda em muitas coisas maaaas como dizem; filhos não vem com manual não é mesmo?! É, não vem, isso é verdade. Mas temos um manual de sobrevivência aqui na terra, inspirado pelo criador de todo o universo: a Bíblia! E a palavra de Deus pode nos ensinar a lidar com todos os aspectos da maternidade, afinal quem poderia conhecer e entender melhor a criação do que o criador?! Sempre procurei e procuro me informar, mas antes de tudo procuro saber o que a Bíblia diz a respeito de todas as coisas. Por isso vamos refletir um pouco em um alguns versículos:

"Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe."
Salmos 139:13

"Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir."
Salmos 139:16

"Eis que os filhos são heranças do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão"
Salmos 127:3

 Estes são apenas alguns dos muitos versículos bíblicos que tratam da soberania de Deus em relação aos filhos. E sendo Ele um Deus soberano, perfeito, e que conhece em profundidade sua criação(tanto nós quanto nossos filhos) sabe bem porque e para quem envia uma nova vida. Entendi que ninguém poderia ser melhor mãe da minha filha que eu, e essa compreensão foi verdadeiramente libertadora. Não foram poucas as vezes que em meio a cólicas, noites em claro, dificuldades na amamentação, e tantos outros desafios de mãe de primeira viagem eu chorava junto com ela dizendo: Você merecia uma mãe melhor que eu! Mas entendo hoje que eu precisava dela, e ela de mim. Ele me conhece e me escolheu como mãe de Maria Eduarda, porque sabia que tenho as qualidades e defeitos necessários pra ajudá-la a se tornar a pessoa que Ele deseja e a cumprir seus propósitos na terra. Ele sabia que cada caracteristica ou traço de personalidade dela me ensinaria a ser alguém melhor. Ninguém seria melhor mãe pra ela, ninguém seria melhor filha pra mim!
   Mas Deus em sua infinita bondade nos dá o direito de escolher viver ou não esse aprendizado, se entregar ou não a essa experiência transformadora. Cabe a nós escolher, cabe a nós buscar Nele a sabedoria para vencer obstáculos, e superar dificuldades. É nossa escolha! Mas quero dizer pra você que está grávida cheia de medos, você que é mãe de um filho pequeno, você que enfrenta as crises de um filho adolescente ou até mesmo você que tem enfrentado problemas com um filho adulto. A escolha é sua! Ninguém pode ser melhor mãe pro seu filho que você! SIM VOCÊ DÁ CONTA! Basta querer! Em Cristo e em sua palavra encontrará o melhor caminho!

Beijos a todos!
Que Jesus aquele que é o caminho, possa conduzi-los a sua vontade!

"Tudo posso naquele que me fortalece"
Filipenses 4:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário