terça-feira, 26 de agosto de 2014

Nunca me disseram que eu não consigo fazer tudo!


"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro."
Mateus 6:24a



*Imagem retirada do Google


   Recentemente assisti um filme que me fez rir bastante: Não sei como ela consegue. Conta a história de uma mãe como tantas outras em nossos dias; enlouquecida tentando atender a demanda da família e do trabalho. Me rendeu boas risadas,e também boas reflexões. Sou de uma geração que cresceu ouvindo que mulheres são e tem que ser multitarefas, que podem e devem fazer mil coisas ao mesmo tempo, e todas elas com perfeição. Porque mulheres são maravilhosas, capazes, e dão conta disso e muito mais! Seria bom se fosse verdade! Mas infelizmente não é! E mesmo sabendo o quanto isso é irreal e impossível, muitas de nós crescemos tentando atingir esse ideal de mulher maravilha. Então eu me pergunto: Para que? O que ganhamos com isso? 
    Houve um período em minha vida em que também entrei nesse jogo. Era casa, faculdade,trabalho, e três ministérios na igreja(e só quem atua ativamente em uma igreja, pode entender o montante de trabalho que isso representa.) vivia cansada, estressada, e obviamente acabava sempre deixando a desejar em alguma área. O que pra uma pessoa perfeccionista como eu, é uma tragédia, mas eu TINHA que dar conta de tudo! 
  Algum tempo depois engravidei, e com isso vieram as perguntas típicas: Tá com medo do parto? Preparada pra não dormir? E eu sempre respondia: - Não tenho medo de nada, só de não dar conta! Respondia sorrindo, brincando, mas lá no intimo esse medo me assombrava. E eu dizia pra mim mesma: Como assim? Que história é essa de não dar conta? Você é mulher lembra? Pode tudo! E assim minha filha chegou, o tempo passou, acabou o período de resguardo, a casa foi se esvaziando de visitas, e ajudas, e logo me vi sozinha com um bebê nos braços. O marido tinha que trabalhar e éramos só nós duas. E era apenas eu pra entender aquele choro, apenas eu pra faze-lo cessar, eu pra amamentar, e cuidar daquele serzinho tão pequeno e dependente de mim. Eu, eu, e eu... e todo o serviço da casa, que nem eu nem o marido conseguíamos colocar em dia. Foram poucos os amigos ou familiares que estiveram presentes nesse momento, afinal a vida segue, e uma hora cada um vai cuidar da sua. Então ficamos apenas eu e a certeza de que Deus não me abandona. 
   Durante algum tempo, aquela história de ter que dar conta ainda me perseguiu, mais uma vez me vi cansada, estressada, além do que deveria, por coisas que por mais que eu fizesse não poderia resolver. E ainda assim ouvindo comentários do tipo: Pra você é fácil! Você não trabalha! Só cuida dela! "Só"como se cuidar de um bebê fosse pouco! Moleza! Cara de alface é pouco nessas horas! Mas foi nesse momento que descobri algo verdadeiramente libertador: Eu não consigo fazer tudo! E melhor: Eu não quero conseguir fazer tudo! Não quero ser a mulher maravilha que pode fazer isso e muito mais. Não quero ser a super profissional bem sucedida que terceiriza os filhos. Não quero ser a dona da casa limpa, brilhosa e perfumada, onde ninguém se sente livre, e viver sempre no tédio de nunca ver nada fora do lugar. Não quero gastar meu tempo com o que não é importante, com o que passa, se desfaz, acaba, e deixar de lado aquilo que é eterno. Não, não é nada disso que desejo pra minha vida! 
   Minhas prioridades são sérias, e muito simples: Primeiro Deus, família em seguida, e todo o resto vai se encaixando. Com amor e um pouquinho de esforço, tudo se acerta, tudo se ajeita. Mas o tempo perdido, os minutos que desperdiçamos com o que é efêmero, esses não voltam! Por isso, o que quero, é investir meu tempo no que gera frutos. Quero novas experiencias com Deus, quero a voz do meu marido, o sorriso da minha filha, pisar na areia, na grama, banho de mar, de chuva ou o que for! Quero me cercar de família, de amigos, aqueles a quem amo e por quem sou amada! Quero falar do amor de Jesus a tempo e fora de tempo! Cumprir os propósitos Dele pra mim! Quero poder em Cristo construir algo eterno! E um dia chegar ao fim da minha vida certa de não ter desperdiçado esse presente! O dom precioso da vida que Ele me deu, ao morrer em meu lugar, levando a cruz que era minha, e ressuscitando ao terceiro dia! Quero nesse dia poder dizer como o apóstolo Paulo: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé!


"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda."
2 Timóteo 4:7-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário