quinta-feira, 12 de junho de 2014

Nunca me disseram que desenvolvimento era tão emocionante! - Resuminho da Semana.


            

       Estamos de volta!!! Rsrsrsrs Aos trancos e barrancos mas sempre atualizando nosso cantinho, e contando pra vocês como andam nossas atividades. Quero aproveitar esse post pra esclarecer alguns questionamentos que tenho recebido ultimamente. Em primeiro lugar quero deixar bem claro que o meu principal objetivo nas atividades com Eduarda é que ela se divirta, e ocupe seu tempo com coisas produtivas (já que não assiste TV, e não passa horas alienada em frente a galinha capitalista) o aprendizado é uma consequência, um bônus, vem no pacote! É lógico que nem tudo sai perfeito e nem da maneira exata que planejei e isso faz parte do processo. Se preparo uma atividade e vejo que ela não curtiu, não se interessou, mudamos o foco e vamos fazer outra coisa. Sempre respeitando o tempo dela! Conheço crianças que com dez meses já andavam, minha filha engatinhou aos dez meses e andou com um ano e três meses. Recebeu nessa fase tantos estímulos quanto recebe hoje, mas cada criança tem um tempo diferente de desenvolvimento. E repito SEMPRE respeitei o tempo dela, não só nas coisas que demorou a aprender, mas nas que aprendeu mais cedo também. Até porque, não fiquei anos estudando psicologia pra criar traumas desnecessários na minha própria filha por puro egoísmo. 
     Então queridos amigos e amigas educadores podem relaxar! Eu não estou "forçando a barra"(curioso como tantos de vocês usam esta mesma expressão) não pretendo transformá-la em criança prodígio, e caso não saibam, dedicamos um bom tempo do curso estudando processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil, portanto estou ciente do esperado em cada faixa etária. Só acho interessante que quando fala-se em crianças "atrasadas" é totalmente compreensível permitir que a mesma conduza o processo mas quando trata-se das "adiantadas" é sempre culpa do excesso de estímulos e a criança logo é taxada de precoce. Será que não é o momento de refletir sobre o indivíduo? De entender que somos seres singulares? Creio que vale a reflexão. Dito tudo isto, vamos finalmente ao que interessa.


Resuminho da Semana



      Iniciamos a semana lendo a história de Clara caranguejo! Um livro de pano que também é um fantoche que ela ganhou no aniversário e ama! É da editora Vale das Letras, um ótimo investimento.


    Encaixando triângulos: Esse brinquedo é ótimo! Muito bom para desenvolver a coordenação motora,auxilia no reconhecimento das formas e cores, noções de maior e menor, dentro e fora e etc.


      E como sou fã de idéias simples! Abrindo e fechando o potinho da vovó que ficou aqui em casa! Trabalhando coordenação motora, aprendendo conceitos e palavras novas (abre e fecha).


          Já comentei aqui, que guardei o rolo de papelão do film pra confeccionarmos um pau de chuva, mas que ele foi suspenso por um tempo devido a outras sugestões, e essa é uma delas! Queria ter feito algo mais bonitinho mas não deu então foi no improviso mesmo. Rolo de papelão, fita crepe, uma fruteira que estava sem uso e bolinhas de papel. Diversão garantida! 


       Tinha planejado outro projeto de artes mas ela achou um papel perdido na casa e sozinha levou para a mesinha, sentou e falou: Mamãe, papel! Fazendo gestos de que estava riscando! Aí a mãe derreteu! E correu pra buscar os "ápi"(lápis) dela.


       E então você atende o telefone um segundo e quando volta olha o resultado! Rsrsrs Ela sabe que é uma obra de arte!


Enfim pessoas, por hoje é só! Que Deus abençoe!




"Antes, crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."

II Pedro 3:18

4 comentários:

  1. Rayra tenho sempre que possível acompanhado suas publicações e estou adorando. Bom vejo muito positivo o trabalho (brincadeira) de vcs é isso mesmo! brincar também desenvolve. Sobre vc ser questionada por essas atividades, desculpe mas acho uma tremenda falta de conhecimento. No mundo cognitivo aprender e desenvolver não é apenas esperar o "tempo" da criança ir à escola. Acho que na sociedade em que vivemos estamos mais acostumados a colar nossos filhos na tv e deixar ela "educar" as crianças. Bbs e crianças tem uma facilidade enorme em aprender seja lá o que for, isso vai do simples e bom exemplo de dizer obrigada, como também um palavrão etc... as ramificações neurológicas nessa fase estão em expansão e elas aprendem brincando mesmo, sem nenhuma cobrança e respeitando cada fase. Bom sobre o ver ou não tv vai de cada família, já vi família que até hj ninguém ver tv, seja por opção deles ou por achar que não vem de Deus (ai uma questão religiosa me merece respeito). Aqui Valentina quando passa até comercial de 2 bonecos específicos ela grita pra ver principalmente as músicas (ela AMA música), tanto eu como o pai, fomos ver para saber que tipo de desenho estaríamos colocando dentro de casa para nossa filha na tv. Não gosto e depois de mãe tento não perpetuar nenhum tipo de preconceito até pq cada família sabe o melhor pra eles (sqn) rsrs.
    O que tentamos aqui é sempre respeitá-la. Ela acabou de fazer 7 meses e comecou a engatinhar com 6m, já se levanta sozinha e balbucia algumas coisas como ma, dá,da,dá eita !! Me causou medo no inicio mas,como havia dito, cada bb e criança é único. E nosso dever como pais é oferecer o direito que pertence e é exclusivo delas..brincar,desenvolver,amar,alimentar-se e pq não fazer isso dentro de atividades cheias de descobertas e sadias? Parabéns!! as atividades estão uma delícia de se ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Polena, foram muitas as criticas e sempre de profissionais de educação infantil. Medo de se tornar desnecessário talvez? Afinal se todos os pais resolverem levar a sério a educação dos filhos terão que fazer um bom trabalho não é mesmo? Acho que se vissem metade do que vemos nos grupos na internet enlouqueceriam! Mas enfim, vai entender! Quanto a televisão, aqui não é por questões religiosas, apenas acho um excesso de estímulos desnecessário(pra não dizer nocivo) na idade dela. Prefiro que dedique tempo a outras coisas. Se eu disser que nunca viu estaria mentindo, afinal vez ou outra visitamos pessoas e etc. mas não faz parte da rotina dela, sem falar que a mudança na qualidade do sono em dias que fica exposta a TV é gritante. Fico feliz que esteja gostando. Obrigada por nos acompanhar.
      Bjus!

      Excluir
  2. Tento imaginar o quanto você derreteu ao ver sua filhinha pedindo material rsrsrs. Também tento me preparar para ter filhos, já li dezenas de livros de psicologia, educação e outras coisas do gênero, mas claro como não viver a própria vida e não bitolar nas teorias.
    Que bom que sua filha está sendo bem instruída e educada.

    Paz em Cristo

    http://www.ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

    @Ds83Ezequiel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ezequiel, faz bem em se preparar, filhos são presentes que merecem ser bem cuidados e um pai participativo é uma benção na vida de qualquer criança.
      Obrigada por nos acompanhar!
      Que a paz do Senhor Jesus seja sobre tua vida!

      Excluir